Projectos

Projecto

POLÍTICA DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

A política da qualidade e segurança alimentar da empresa Corkap Lda, tem como princípios orientadores:

1. Plena satisfação dos seus clientes, colaboradores e outras partes interessadas

2. Máxima rentabilização de toda a organização

3. Aposta na melhoria contínua do SGQSA, tendo em vista a realização de produtos seguros e que cumpram a legislação

4. Cumprir todos os requisitos do cliente, estatutários e regulamentares aplicáveis à rolha de cortiça

5. Utilizar equipamento de vanguarda e incentivar a um maior envolvimento dos seus colaboradores

6. Garantir uma comunicação eficaz ao longo da cadeia alimentar, cujo contributo é essencial para a concretização dos nossos objetivos

7. Envolver os fornecedores e colaboradores para a qualidade e segurança alimentar dos produtos e serviços da empresa

Na prática, a implementação da política de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar só é válida se fundamentada em valores de honestidade, lealdade, confiança e transparência quanto às pessoas, aos processos e à legislação.

Qualidade

Ao longo do processo produtivo o laboratório efectua diversos ensaios de controlo à qualidade: 

- Escolha visual 
- Dimensões 
- Humidade 
- Massa volúmica 
- Força de extracção 
- Oxidantes 
- Quantificação de tratamento 
- Quantificação do pó 
- Absorção 
- Capilaridade 
- Vedação 
- Análise Sensorial 
- Microbiologia 

Toda a mercadoria expedida é acompanhada com um relatório de controlo de qualidade

A Corkap, Lda, está certificada pela ISO 9001:2008, ISO 22000:2005 e em fase de implementação do BRC PACKAGING, reforçando o compromisso da empresa com a qualidade e promovendo a melhoria contínua em todos os processos.

 “Cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), o projeto n.º 3091 tem como objetivo reforçar a competitividade da Corkap Lda.. Este projeto representa um investimento elegível de 19.480,77€ com um incentivo de 14.610,58 €.”

 

Inovação

 

SNIFFING PROCESS

 

A Corkap tem vindo apostar em processos para garantir a melhor qualidade eliminando não só do TCA, mas também de outros odores que possam ser transmissíveis ao vinho.

Este processo de controlo é um método revolucionário no controlo sensorial dos lotes produzidos em que 100% das rolhas são inspecionadas sensorialmente.

As rolhas passam por um túnel de aquecimento permitindo ao operador cheirar rolha a rolha e assim identificar os odores presentes de modo a fazer uma triagem completa dos desvios prejudiciais.

Este método não destrutivo assegura a qualidade sensorial, eliminando do lote odores como Mofo, TCA, Terra, Bolor…

 

Produtos

   
 Rolha Natural    Rolha Colmatada  Rolha 1 + 1
A rolha natural, pelas suas características de elasticidade, compressibilidade e constituição, é o único vedante capaz de assegurar uma evolução gradual do vinho em garrafa num ambiente com baixíssimo teor de oxigénio, mas necessário para fazer evoluir o vinho corretamente e esperar uma vedação perfeita ao longo de dezenas de anos.  As rolhas colmatadas são rolhas de cortiça natural com os poros preenchidos exclusivamente com pó de cortiça resultante da retificação das rolhas naturais. São rolhas com uma aparência visual bastante homogénea e com boas características mecânicas. As rolhas técnicas foram concebidas para vinhos destinados a ser consumidos,em geral, num prazo de 2 a 3 anos. São constituídas por um corpo de cortiça aglomerada muito denso com discos de cortiça natural colados nos topos. Comportam-se de maneira exemplar em relação à torção a que são submetidas nas fases de engarrafamento e desarrolhamento. 
   
 Rolha Aglomerada  Rolha Champanhe  Rolha Capsulada
 As rolhas de aglomerado são uma solução económica para assegurar uma vedação perfeita por um período que não deverá superar, em geral, os 12 meses. Para além da vantagem económica que apresentam para vinhos de baixo preço e de alta rotação, estas rolhas têm ainda a vantagem de serem completamente homogéneas dentro do lote. Tratam-se de rolhas especialmente concebidas para vedar champanhe, vinhos espumantes e sidra. As rolhas de champanhe podem ser consideradas da família das rolhas técnicas pois são produzidas a partir de um corpo formado por aglomerado de grânulos de cortiça, ao qual, num dos topos, é aplicado 1, 2 ou 3 discos de cortiça natural.  A rolha capsulada é uma rolha de cortiça natural (ou uma rolha colmatada) em cujo topo é colocada uma cápsula. Esta cápsula pode ser de madeira, PVC, porcelana, metal, vidro ou outros materiais. Esta rolha é para os consumidores, pois permite uma reutilização fácil, um fator importante para garrafas cujo conteúdo não é consumido de uma vez só.